Auslogics System Information.



Quando perguntam algo a respeito do seu computador, você sempre sabe responder? Auslogics System Information exibe as mais diversas informações a respeito do hardware, sistema operacional e softwares que você utiliza. Ele possui uma interface moderna e de fácil compreensão, ideal para usuários que não dominam o assunto.

Por que usar?

Auslogics System Information divide todas as informações em diferentes categorias, facilitando o seu trabalho. Para saber mais sobre o seu processador, por exemplo, você encontra diferentes propriedades e recursos dentro da opção CPU. Já se você deseja monitorar seu uso, a opção “Desempenho” mostra o uso de cada um de seus núcleos em tempo real.
Informações gerais do computador.
Para saber apenas as informações principais da máquina, a “Visão geral” exibe todas elas de bandeja. Ao mesmo tempo, o programa também pode ser de grande ajuda para usuários avançados que desejam monitorar as atividades da máquina e os processos que estão em atividade.

Sistema

A primeira categoria traz uma série de informações sobre sistema, desde detalhes do próprio Windows até o consumo de recursos gerado por serviços e aplicações. Está dividida em cinco tópicos, incluindo uma espécie de introdução para auxiliar o usuário.

Informações Gerais

Nela são encontradas informações detalhadas dos principais setores do computador. A primeira delas é focada no Windows, exibe versão instalada, nome do usuário para qual foi licenciada e até mesmo o número de série utilizado.
Em seguida vêm os dados relacionados aos principais componentes da máquina, como quantidade de memória RAM, processador e modelo da placa de vídeo instalada. Por último, você confere a quantidade de programas instalados e o número de processos em execução, entre outras informações.

Sistema Operacional

Como o próprio nome sugere, nesta opção você confere os mínimos detalhes relacionados ao SO, os quais estão divididos em quatro itens: Windows, usuário, ambiente e pastas do sistema.
Monitoramento de memória.

Uso de Memória

A opção Memory Usage traz informações idênticas às do Gerenciador de Tarefas do Windows, porém com visual muito mais agradável. Além dos processos em execução, ela também exibe todos os serviços iniciados pelo sistema. Já que o assunto é memória, é claro que não poderia faltar um gráfico ilustrando valores como o total de memória livre, memória virtual etc.

Desempenho

Este item é um complemento do anterior, com o diferencial de exibir detalhes de uso do processador. Nada muito diferente do Gerenciador de Tarefas do Windows, apenas com um visual um pouco aprimorado. 

Dispositivos

Na seção Devices você confere as informações pertinentes aos componentes (hardware) do computador. São eles: BIOS, placa-mãe, processador, placa de vídeo, disco rígido e dispositivos de entrada/saída (I/O).

Dispositivos do Sistema

Compreende processador, placa-mãe e BIOS. Nesta opção você encontra as informações do fabricante de cada componente, bem como dados referentes à configuração de cada um deles.

Propriedades de Vídeo

Monitoramento do CPU.
Útil para identificar o modelo da placa de vídeo e a quantidade de memória contida nela. Além disso, pode-se ficar a par de dados específicos do monitor ligado ao computador.

Drives de disco rígido

Será que o seu HD (disco rígido) tem mesmo aquele tamanho que o vendedor informou? Nesta seção você confere as configurações dos discos rígidos instalados no computador. Muitos podem achar que foram enganados devido à incoerência dos valores obtidos com aqueles informados pelo vendedor. Na verdade, um HD de 80GB (valor informado pelo fabricante), por exemplo, possui aproximadamente 75GB de espaço real de armazenamento.

Dispositivos USB e E/S

Aqui você encontra uma lista com os dispositivos de entrada e saída, bem como os USB. Placa de som, mouse e teclado são exemplos desses dispositivos.

Outros

A última categoria trata mais da parte lógica do sistema, ou seja, software. Você terá os seguintes itens para analisar:



  • Programas/Mecanismos: exibe os programas instalados e suas versões.







  • Rede: mostra informações das configurações de rede e da placa utilizada.







  • Gerenciador de dispositivos: idêntico ao do Windows, porém colorido.





  • Para completar, todas essas informações podem ser salvas em um arquivo texto ou HTML. E aí, vai ficar na dúvida quanto à configuração da sua máquina? Descubra tudo com o Auslogics System Information.

    Comentários